Basílica

A Igreja de Santa Quitéria de Meca situa-se

no perímetro urbano da vila de Meca, separada

das construções adjacentes por um muro alto. No

largo fronteiro, largo de Santa Quitéria, existe

uma espécie de trono circular em pedra, para a

bên ção do gado, durante as festas da Padroeira.

Esta freguesia situa-se na margem esquerda

do rio e dista cerca de sete quilómetros de Alenquer, sede do concelho.

Memória do culto

O culto a Santa Quitéria encontra-se ligado a uma tradição lendária, que reporta ao século II. Quitéria era filha de pais ilustres, mas idólatras. Pela sua dedicação à defesa do Cristianismo, na época de Adriano, imperador romano, foi alvo de perseguições e martírios. A origem da devoção a Santa Quitéria, nesta localidade de Meca, parece remontar a 1238, ano em que, nas proximidades, terá sido encontrada uma imagem reconhecida como sendo de Santa Quitéria, pelo que foi construída uma ermida nesse local. As curas atribuídas a Santa Quitéria, pelos fiéis que se deslocavam em peregrinação ao local, contribuíram para um crescente movimento e para criação de uma Confraria, que se viria a constituir, no início de 1700.A igreja atual terá sido erguida no local da antiga ermida, destruída pelo terramoto de 1755. A sua construção, do final do século XVIII,atribui-se à Confraria de Santa Quitéria, que beneficiou da proteção da rainha D.Maria I, que a considerou Igreja Real e que promoveu a sua consagração na Basílica de São João de Latrão,em Roma.

Largo de Santa Quitéria,2580-181 Meca Alenquer
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora