Basilica de Santa Quitéria de Meca

Portfólio

Descrição

A Igreja de Santa Quitéria, conhecida por igreja-basílica, apresenta um traçado ao estilo neoclássico e barroco e é atribuído ao arquiteto Mateus Vicente, autor da Basílica da Estrela e da Igreja de Santo António, em Lisboa, entre outros edifícios religiosos. A igreja desenvolve-se em cruz latina e nave única antecedida por galilé. Ladeiam o frontão, com cruz de pedra, duas torres sineiras. A entrada tem três pórticos, que formamuma galeria de acesso à porta principal.Uma placa na fachada da igreja tem a seguinte inscrição que confirma a lenda:

Basílica de Santa Quitéria - Meca

Terminada 1799 - Igreja Matriz 1847 -Mon. I. P. 1949 - A imagem de Santa Quitéria apareceu na Quinta de S. Brás em 1238- 750 anos depois Santa Quitéria esteve em cada lugar da Paróquia durante uma semana em atividade pastoral em que participaram todo o povo Cristão, o bispo D. José Policarpo, as irmãs Franciscanas e o Pároco P. Dr. Inácio F. Belo.

No interior, a nave é seccionada por pilastras ao estilo coríntio. Nas paredes laterais existem altares encimados por frontões. O teto é em forma de berço e trabalhado em madeira,dando a impressão de relevos, que contêm medalhões com cenas da vida e martírios de Santa Quitéria. As duas telas, de cada lado da capela-mor, representam a Aparição de Santa Quitéria e a Entrada da Imagem na Nova Igreja. A capela-mor, dedicada a Santa Quitéria, apresenta quatro portas de frontão triangular encimadas por janelas laterais Santa Quitéria era popularmente considerada a protetora do gado. Assim, no adro da igreja ainda existe um trono circular de pedra, utilizado tradicionalmente para a bênção dos animais, durante a romaria anual.

Largo de Santa Quitéria,2580-181 Meca Alenquer
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora